olhó manjerico!

sábado, junho 03, 2006

momento de nostalgia

Hoje foi o último dia de aulas, o último do terceiro ano. ainda faltam os exames e supostamente um semestre de Bolonha, mas como nada se sabe ainda lembrei-me de escrever sobre as pessoas que conheci nesta escola e que vao ficar para sempre, aproveitando o que escrevi exactamente 4 semanas depois de lá entrar, há três anos atrás....
"são 2h45 da tarde e estou na praia de carcavelos com uns amigos recém-feitos na faculdade. é verdade, são amigos.
a Rená é uma miúda diferente, descontraida. para ela tá sempre tudo bem, tudo se resolve e, aparentemente, nada a preocupa. descobri nela muitos pontos em comum e por isso gosto da sua companhia. é um pouco maria-rapaz e tá agora na areia à luta com os rapazes, já ta toda despenteada mas tal como um rapazinho, isso é o que menos lhe importa. para ela não ha regras, a vida vive-se no seu decorrer, um dia de cada vez, como der.
o Louras é outro alucinado, uma criança grande, um descontraido. desnorteado, nao sabe bem como nem porquê, faz o que quer sem pensar e dificilmente se apercebe disso. o seu discurso é geralmente desnexo e com 20 anos ainda nao deu um rumo à sua vida, e tão cedo nao vai dar (...) o lourenço é ele e nao tem comparação possivel.
depois ha o nosso Nelito. nao sei bem como o descrever, ja estive mais certa quanto ao seu caracter que agora. não sei mas escrevo o que me parece. é boa pessoa, responsavel à sua maneira vive cheio de teorias retiradas nao sei de onde mas que faz questao de partilhar com os que o rodeiam. é talvez destes tres o que mais sentido da à sua vida, aquele que tem planos para o futuro ou pelo menos que pensa mais seriamente noutro tempo que nao o presente.
temos dois Nunos na turma, que em comum só mesmo o nome. um vive um enorme drama, algo passado que lhe atormenta o presente e o impede de olhar o futuro com descontração. trata-me bem, trata-me por "principessa". quando se junta ao louras e ao nelo sao tal qual 3 putos insuportaveis que so param de disparatar quanda a mae chega e mete cada um no seu canto. este é mais velho que os outros dois e talvez por isso ja se note alguma (pouca) diferença na maneira de falar, pensar e estar.
o outro Nuno veio fora de tempo mas nem por isso foi menos bem aceite, antes pelo contrário. integrou-se bastante bem no "trio maravilha" e alinha em todas as suas palhaçadas. é expansivo e divertido, mas sabe ser sério, sabe conversar e ouvir. este talvez saiba melhor como e porquê, faz o que quer mas pensa um pouco antes. descobri hoje que temos em comum a paixao pela praia e entre outras qualidades é educado e uma companhia muito agradavel.
temos também a Su, uma rapariga um tanto estranha. (...) é fechada e pouco extrovertida ao contrario de todos os que falei antes; alinha passivamente em todos os programas, mas na maioria dos casos nao passa de mera observadora, fica na sua a olhar para nós soltando por vezes uns sorrisos timidos. apesar de pouco falar sei que é responsavel, sensata e boa pessoa." (outubro 2003)
naquela altura fiquei-me por aqui. hoje sinto diferente em relação a algumas pessoas, outras estao "cá dentro" da mesma maneira desde que as conheci.
mas nao foram só estas pessoas que me marcaram na minha passagem pela eshte; este registo nao estaria completo sem falar do meu grande querido Tiago. e ele que me desculpe, é mais forte que eu, mas para mim nunca será tiago, ele é o meu Fafa. uma pessoa que surpreendeu toda a gente em tres anos. o fafa é conhecido de todos e querido de todos, é responsavel e muito inteligente, mas o que o caracteriza mesmo é a sua auto estima, o seu espirito contestador e reivindicador, o seu sentido de humor, o seu porte fisico, a sua voz estridente, os beijinhos e abraços, as boas notas e, claro, a sua assinatura. vai ser o empregador de toda a turma, vai ser um grande homem de negocios sempre com uma secretaria à distancia de um telefonema. é um grande coração e acima de tudo um excelente amigo.
da Vam, a minha brasuca preferida, uma paz de alma, um amor de pessoa. consegue ser sempre sensata e racional, dar os melhores conselhos e ter calma nas alturas criticas. contraria em muitos aspectos as caracteristicas do seu povo quente, pois é discreta, calma, reponsavel e para ela nem tudo é samba. influenciou muitas decisoes minhas e é das que vai deixar mais saudades!
por fim, das minhas adoradas macacas: Inesita e Dani. totalmente diferentes uma da outra conquistaram-m completamente neste ultimo ano. a primeira é muito responsavel, muito sensata, calma e organizada. sabe como fazer as coisas, sabe estar na vida. é geralmente uma pessoa sossegada e tranquila, mas sabe ser rebelde e critica no momento certo. é divertida, uma excelente companhia que todos os dias me mostra mais uma qualidade, tem muita paciência para mim e para os meus dilemas de vida, se tudo correr bem será uma amiga para toda a vida. a outra é quase o oposto. ou está bem disposta sempre na brincadeira como uma miuda de 10 anos ou anda de costas voltadas para a vida porque nao sabe o que fazer dela. é um tanto desarrumada e desorganizada, os seus dias são sempre uma incognita, excepto a quinta feira, que esta dedicada à leitura das suas revistas. é a minha "idiota" preferida, uma grande criativa que quando liga o botao das ideias já nao desliga. é por vezes uma desbocada mas das melhores companhias que já tive, para qualquer momento.
nao sei o que vou pensar de todos eles daqui a mais tres anos, nao sei sequer onde estaremos nessa altura mas espero que muitos deles ainda estejam "por aqui".
quanto a mim, fico à espera que alguem um dia descubra este site e me descreva. posso só andiantar que tenho sentido de humor, aceito criticas e dificilmente me ofendo!

2 Comments:

  • Mada!!!

    Fiquei, surpreendido por teres este momento nostálgico descrito no teu blog, gostei de ler... conseguiste com poucas palavras resumir algumas pessoas... Gostei da minha descrição!!! Mas a este 'post', tenho de acrescer um comment, um comment que contemple a descrição da tua personalidade!!!

    A Madalena foi uma pessoa que passou ao lado de muitos, passou ao lado por ter um jeito único de encarar a vida, por ser pacata, quieta, viver nos momentos e nos locais (em pensamento) mais recônditos do universo... cria uma esfera armilar, enfia-se dentro dela e consegue viver assim!!!! Mas…, ao longo do tempo que a conheço foi abrindo a esfera... foi deixando o laranja sair para fora, foi deixando mostrar a criança que está dentro dela sair em plenos momentos agradáveis, e saber aproveitar todos os momentos que a vida proporciona! A verdade está escrita, redita e mais do que dita, a Mada é uma amiga para vida, uma pessoa de extrema educação, procura locais pacatos e quer acima de tudo afastar-se dos conflitos e das confusões! Nessas situações a sua esfera é a melhor companhia! Nunca vemos a querida Madalena, a discutir, a falar mais alto, exaltada, zangada... sempre meiga e calma... (bem, mas também tem os seus momentos 'zen', em que ninguém pode dizer nada!!! lololololololol!)

    A Madalena é uma amiga para a vida! Uma pessoa com quem todos podem contar, uma pessoa que gosta de trabalhar, agarra-se aos seus desejos e ambições e consegue alcançar o que ambiciona! Vai em busca da diferença, da modernidade, da novidade… Vai procurar o que mais consegue para a tornar ainda mais feliz nesta pequena terra para a bondade que assombro a beleza de amigo que encontro nesta menina… uma menina linda… colorida e livre como um manjerico!!!

    Em resumo, a Madalena é e será alguém de quem nunca me esquecerei! Confortei uma linda amizade com uma linda pessoa!

    Beijinhos do seu amigo, Fafá! E não tenha problemas... pode tratar-me pelo cognome…
    Com algumas saudades, Continuação de tudo de bom!
    Tiago Gomes!

    By Anonymous Anónimo, at 8/08/2006 7:31 da tarde  

  • Quando me pediste para comentar o teu blog não tive a mínima dúvida que era este o post que queria comentar. Apesar de te conhecer há uns curtos 4 mesinhos e meio acho que já posso adiantar alguma coisa sobre a menina manjerico. :P

    Em primeiro lugar deixa-me dizer-te que há qualquer coisa que me prende a ti...ainda não percebi muito bem o que é e ainda estou eu próprio a tentar compreender…espero que não seja uma amarração ou coisa do género…não gosto nada dessas coisas do demo! ;)

    Pelo pouco que conheço da Madalena penso que é uma pessoa bastante positiva, lutadora e que não desiste facilmente daquilo que procura. Parece-me também ser uma pessoa bastante equilibrada e sensata que vive a vida de forma bastante racional, sem deixar de ser emotiva quando o momento é propício. Estas características fazem com que consiga ter uma perspectiva da vida a longo prazo, preparando-se para onde deseja estar no futuro, sem nunca comprometer o gozo de viver o presente. Para a Madalena não parece ser difícil viver o presente. Tudo corre naturalmente. Para ela não parece ser preciso grandes bens materiais para se sentir satisfeita...uma boa companhia numa esplanada ao final da tarde parecem chegar para a fazer feliz. Como se costuma dizer…as melhores coisas da vida não têm preço! Não quero que isto seja interpretado como falta de ambição…antes pelo contrário. Vejo a sua ambição como algo que está repleto de experiências novas que deseja viver e pelas quais está disposta a lutar (as mentes mais perversas que não interpretem de forma menos católica esta história das experiências novas).

    Uma das grandes qualidades que vejo na menina manjerico prende-se com o facto de estar sempre disposta a ajudar um amigo que precise de ajuda, mesmo que isso implique sacrifício da sua parte. Para ela ajudar um amigo faz-lhe sentir bem. É como se isso a fizesse sentir de certa forma realizada.

    A meu ver a Madalena é alguém muito dedicada e honesta com as pessoas de quem realmente gosta. Confia nelas e espera (e com razão) que as pessoas não traiam a sua confiança. Aliás…confia nelas de tal forma que se a sua confiança é traída o mundo parece desabar sobre ela. A Madalena nisto é muito genuína. Se confia numa pessoa confia mesmo e entrega-se...sem ser possessiva. Acredita que as pessoas devem ser livres para fazer o que entenderem e que é na liberdade das pessoas que reside a possibilidade de demonstrar aquilo que sentem umas pelas outras.

    Eu conheço a Madalena à muito pouco tempo mas era capaz de a definir como um diamante em bruto. Podemos não perceber logo que há qualquer coisa de muito raro e valioso ali...mas se virmos com atenção está lá tudo.

    Havia muito mais para dizer mas já é quase uma da manhã…ainda tenho de tomar banho e amanhã trabalho.

    Mts mts bjs...tu sabes que estás lá :)

    Enjoy Barcelona and wait for me.

    Luís Lacerda

    By Anonymous Anónimo, at 8/11/2006 1:06 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home